14 de dez. de 2015

Comentário sobre o Livro Didático de Matemática (EEMSS)

Os livros de Matemática utilizados na Escola E.M. Sinhá Saboia são da coleção "MATEMÁTICA ciência e aplicação" da Editora Saraiva, os principais autores são Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Nilze de Almeida e Roberto Périgo. Estes autores são bastante conhecidos pelo mercado de livros didáticos e possuem uma boa formação.

Coleção MATEMÁTICA ciência e aplicações da editora Saraiva (Coleção utilizada na Escola Sinhá Saboia)

A coleção adotada pela escola tem uma abordagem contextualizada e bastante interdisciplinar, contendo exercícios que envolvem outras áreas do conhecimentos tais como Física, Biologia, Geografia e outras. Observando os livros pude perceber que está dividido em 3 partes: Teoria acompanhado de exercícios, exercícios complementares e testes de vestibulares com questões também do ENEM. No final do livros tem alguns desafios tradicionais e as respostas dos exercícios para que os alunos possam conferir os resultados.

"Por fim, cabe à Matemática do Ensino Médio apresentar ao aluno o conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível a ele continuar aprendendo. Saber aprender é a condição básica para prosseguir aperfeiçoando-se ao longo da vida. Sem dúvida, cabe a todas as áreas do Ensino Médio auxiliar no desenvolvimento da autonomia e da capacidade de pesquisa, para que cada aluno possa confiar em seu próprio conhecimento."
PCNEM

Em uma análise feita observando o livro utilizado pela escola e os Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) na parte que compreende Conhecimentos de Matemática e as Competências e habilidades a serem desenvolvidas em Matemática, pude perceber que o livro didático escolhido (coleção escolhida) obedece os PCNEM e traz um linguagem interdisciplinar e contextualizada, permitindo que o estudante também explore outras áreas com o conhecimento matemático e compreenda o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário