2 de mar. de 2016

Avaliação do desempenho na disciplina de Estágio II

Umas das disciplinas mais importante para os cursos de licenciatura é a disciplina de Estágio, onde os licenciandos devem conhecer melhor o ambiente escolar e realizar algumas atividades propostas de acordo com o professor da disciplina e o professor orentador da escola.

Apesar da importância das disciplinas de estágio sabemos que é comum o desinteresse por estas disciplinas didáticas principalmente nos cursos das exatas. confesso que também não sou chegado em disicplinas muito pedagógicas. Porém a proposta apresentada pelo professor Márcio Nascimento desde as primeira aulas foi bastante desafiadora, além de visitar a escola, realizar intervenções e relatórios, deveriamos compartilhar estas ações em um blog pessoal, esta foi uma das etapas mais desafiadora, porém bem dinâmica.

A divulgação das nossas ações na internet podem servir de documentação histórica para cada um. Além de podermos visualizar e comentar as experiências dos demais colegas de turma. Esse compatilhamento das experiências é interessante para uma análise da própria experiência em comparação com as demais.

Após a criação do blog veio uma série de atividades bem técnicas e ao mesmo tempo simples, que foram entrevistas em áudio e vídeo, com professores da escola. Tudo isso junto com a participação nos planejamentos da escola e encontros com os professores das áreas.

Outra ação que eu achei interessante foi a discussão de temas voltados para a Educação, onde algumas equipes deveriam expor pesquisas sobre o tema escolhido e os demais colegas poderiam discutir, interagir e opinar.

Minha avaliação da metodologia empregada na disciplina é positiva, pois foi desafiadora e motivadora. Desafiadora porque foi além de uma simples disciplina didática onde os licenciados vão até a escola e no final fazem um relatório, pois nesse maio termo ocorreu várias atividades inovadoras que necessitava do estudante atenção e compromisso. Foi motivadora porquê ao ouvir os professores pude aprender bastante e a interação nas atividade acadêmicas foram bastante dinâmicas e de muito aprendizado.

Sobre o meu desempenho na disciplina pude perceber em alguns momentos certo relaxamento, principalmente no período de recesso acadêmico, chegando a perder alguns prazos para postar atividades. Minha participação e intenção com as equipes na atividade dentro da Universidade foi significativa, porém quando chegou a vez da minha equipe e as minhas falas achei que poderia ter me saído bem melhor, creio que há uma enorme diferença entre você mediar uma discussão que promove-lá. Mas no geral acredito ter me saído bem por se tratar de uma disciplina que a meu ver é muito importante, porém a minha ultima experiência com essa disciplina (em outros semestres) não foi tão motivadora.

Não está nos planejado, mas sobre o relacionamento da turma também foi bastante participativo, certo que alguns colegas se recusaram em interagir com as demais equipes, isso foi um ponto negativo, alguns se ausentaram, outros saiam antes. É do conhecimento de todos da disciplina alguns desentendimentos entre os alunos da disciplina porém acho que isso acontece nas melhores famílias. Então, espero que todos nós possamos entender o outro e respeitar as opiniões dos demais, alguns se acham na razão, outros que tem o direito de.., outros que tanto faz, outros que não sabem porque estão ali, outros que estão cumprindo tabela (não foi um indireta para ninguém, apenas uma análise generalizada). Alguns eu verei nos próximos semestres outros pelos caminhos que a vida trilhar. Para finalizar quero agradecer ao Professor Márcio Nascimento, Professor Samuel Oliveira (Escola Sinhá Saboia, onde estagiei), Professora Liduina (Diretora da Escola Sinha Saboia) junto com as coordenadora, Professora Pauliane, aos meus colegas de Equipe Antonio de Santana (Murilo) e a Iara, aos demais colegas e conhecidos. Felicidades a todos.

"Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo." Karl Marx

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário