16 de fev. de 2016

Estágio 2: Aula sobre a circunferência e início do assunto sobre Trigonometria



Na tarde do dia 12 de Fevereiro de 2016, realizei uma atividade da disciplina de Estágio Supervisionado II, onde após um planejamento com o professor Samuel, pude fazer uma intervenção e ministrar uma aula de matemática na turma do 2º ano da tarde. Ainda no planejamento o professor me repassou o conteúdo visito na ultima aula e conversamos com os demais professores de matemática sobre o próximo assunto, a professora Pauliane também contribuiu no planejamento, dando sugestões complementares para a aula.

O professor me apresentou a turma e ficou observando a aula. Após a apresentação eu iniciei a aula dizendo que eu faria, qual o conteúdo da aula e a importância deste conteúdos para os vestibulares e até para o cotidiano e para alguns profissionais.

Comecei definindo circunferência, raio da circunferência e o diâmetro, o comprimento da circunferência e antes de falar do número PI fiz uma rápida fala sobre a importância de saber o comprimento e a área de uma circunferência para os povos antigos, principalmente no Egito quando as cheias do Rio Nilo destruíam casa e plantações.

Falei da relação entre Ponto e Circunferência, Reta e Circunferência e Duas Circunferências. Como o tempo de aula foi bastante curto ao final da aula fiz algumas perguntas para ver se os alunos tinham entendido o conteúdo e encerrei.

A turma tinham poucos alunos acredito por conta do feriado de Carnaval. Muitos chegaram atrasados, vários pediam para ir ao banheiro ou beber água, alguns estavam conversando bastante, outros prestavam atenção mas não copiavam nada. Depois da aula pedi o professor para me avaliar ele disse que foi bom, porém a minha didática de escrita no quadro ficou a desejar, eu escrevia, apagava e até deixava muitas informação misturada no quadro, ele afirmou que seria melhor organizar os assuntos e dividir no quadro para que os alunos possa copiar ou melhor visualizar. Depois pedi reservadamente uma aluna que me avaliasse ela disse que fui bem porém eu falo muito e eles precisam de um tempo para absorver as informações.

Agradeço a escola, o professor, os alunos e ao professor Márcio pela proposta.

Fotos: Professor Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário